Mixandi

(11) 2954-2030

(11) 94506-0569

Facebook Google+

Óxido Nitroso

Número de risco: 25
Número da ONU: 1070
Classe ou Subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: NA

Aspecto: Gás oxidante (intensifica o fogo), incolor, com odor e sabor levemente adocicado. Risco subsidiário na classe 5.1 – Oxidante. Incompatível para produtos da subclasse 2.3 que apresentem toxicidade por inalação LC50 < 1000 ppm. Incompatível com a classe 3 e 8. Incompatível para os produtos da subclasse 4.1 ONU: 3221, 3222, 3231 e 3232 e subclasse 5.2 ONU: 3101, 3102, 3111 e 3112. Incompatível para os produtos da subclasse 6.1 do grupo de embalagem l.

EPI: de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergência: Óculos de proteção, luvas roupas de puro algodão, avental e botas. Em caso de emergência: Equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas contra incêndio. O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.

RISCOS

Fogo: O recipiente pode explodir se aquecido. Em caso de ruptura, os fragmentos dos cilindros projetam-se violentamente, podendo causar ferimentos graves ou óbito às pessoas que se encontrem nas proximidades. Óxido nitroso não é inflamável, mas a temperaturas elevadas ou se envolvido em fogo, pode agir como um oxidante, iniciar e sustentar a combustão de materiais inflamáveis. Os vapores que se formam deste produto podem ser transportados por correntes de ar e serem inflamados por luzes-piloto, outras chamas, cigarros, faíscas aquecedores, equipamentos elétricos, descargas estáticas ou outras fontes de ignição mesmo as localizadas à distância da área.

Saúde: A exposição a uma atmosfera deficiente em oxigênio (menor que 19,5%) pode causar tonturas, sonolência, náusea, vômitos, excesso de salivação, diminuição da vivacidade, perda de consciência e morte. O óxido nitroso tem sido associado com vários efeitos devido a um longo tempo de exposição. O efeito mais forte é a neuropatia (mudanças degenerativas do sistema nervoso). Dormência das mãos e pernas, perda da sensação nos dedos, pouco equilíbrio, e fraqueza muscular. Estudos epidemiológicos também sugerem efeitos feto-tóxicos e altos incidentes de aborto espontâneo em pessoas expostas. Embora nenhuma relação entre causa e efeito tenha sido firmemente estabelecida, a exposição ao gás deve ser minimizada.

Meio Ambiente: Não tóxico, dilui no ar atmosférico. O vapor do gás é mais pesado que o ar.
Solubilidade em água: Leve

EM CASO DE ACIDENTE

Vazamento: Isole a área e afaste os curiosos. Evacuar a área afetada imediatamente. Se o vazamento for pequeno, ventilar a área ou remover o cilindro para uma área externa. Se o vazamento for maior, evacuar todas as pessoas da área afetada. Aumentar a ventilação para a liberação da área e monitorar o nível de oxigênio. Independentemente do tamanho do vazamento, cessar se possível sua fonte. Isolar qualquer cilindro que esteja vazando. Se o vazamento for a partir do cilindro do equipamento de alívio de pressão ou de sua válvula, contatar o fornecedor. Se o vazamento estiver no sistema do usuário, fechar a válvula do cilindro, liberar a pressão com cuidado e purificar com gás inerte antes de iniciar reparos.

Fogo: Agentes extintores: Pó químico seco (PQS), gás carbônico (CO2), neblina de água ou espuma normal. Evacue o local e inicie imediatamente o resfriamento dos cilindros com jatos de água a uma distância máxima de forma abrigada até resfriá-los, então remova os recipientes para longe da área de incêndio, se não houver perigo. Não se aproxime da área sem máscara autônoma e vestimenta protetora. Cuide para que nenhuma parte dos recipientes entre em contato com temperatura superior a 52°C – aproximadamente 125°F. Bombeiros devem usar equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas de combate ao fogo.

Poluição: O gás será dissipado rapidamente em áreas bem-ventiladas. Avisar a Defesa Civil, fone 199 – ligação gratuita.

Envolvimento de Pessoas: Inalação: Remover vítima para o ar livre. Caso a vitima não esteja respirando, administrar respiração artificial. Caso a respiração esteja difícil, administrar oxigênio. Procurar ajuda médica imediatamente. Olhos: Delicadamente enxaguar os olhos com água corrente morna. Pele: Imediatamente aquecer a região afetada com água morna em uma temperatura menor que 40°C.

Informações ao Médico: Óxido pode suprimir função imunológica por efeito anestésico. Uma maior oxigenação pode interromper os sintomas da asfixia. Óxido nitroso pode causar deficiência de vitamina B-12. Anemia e desordens do sistema nervoso podem acontecer quimicamente. Manter a vítima sob observação, até que os sintomas desapareçam.

CARACTERÍSTICAS

Cor do Cilindro: Azul

Principais Aplicações: A principal aplicação do óxido nitroso é como gás anestésico em intervenções cirúrgicas na medicina e odontologia. Em intervenções cirúrgicas ele é obrigatoriamente aplicado em conjunto com oxigênio e em alguns casos em combinação adicional com outros agentes anestésicos tais como: halotano, isoflurano, enflurano, desflurano, etc.

Principais Setores: O Óxido Nitroso é também muito utilizado como gás comburente em espectrofotometria de absorção atômica. Nesta aplicação ele é queimado em combinação com acetileno com o objetivo de formar uma chama muito quente que garante a ionização de substâncias químicas tais como: alumínio, vanádio, titânio, óxidos de cálcio, etc.
Como possui um sabor adocicado o óxido nitroso é muito utilizado na fabricação de chantilly. O chantilly obtido por este processo é de altíssima qualidade. É em alguns casos utilizado como propelente em aerosóis.
O Óxido Nitroso é também usado como comburente em motores de carros de corrida, aumentando significativamente o desempenho dos mesmos. Pode ser utilizado como combustível de foguetes em combinação com hidrazina.

Principais Cuidados: Manter em local ventilado, não expor ao calor; manter os cilindros bem fixados evitando sua queda.

Cilindros: 04, 08, 14, 25, 28 kgs


Voltar