Mixandi

(11) 2954-2030

(11) 94506-0569

Facebook Google+

Nitrogênio Líquido

Número de risco: 22
Número da ONU: 1977
Classe ou Subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: NA

Aspecto: Gás liquefeito refrigerado asfixiante, incolor e inodoro. Incompatibilidade química: Incompatível para os produtos da subclasse 4.1 ONU: 3221, 3222, 3231 e 3232 e subclasse 5.2 ONU: 3101, 3102, 3111 e 3112.

EPI: de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergência: óculos de proteção, luvas de couro, camisa de manga longa, calças compridas e sapatos de segurança. Em caso de emergência: Equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas contra incêndio. O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.

RISCOS

Fogo: Não pega fogo, funciona como agente extintor. É necessário utilizar os procedimentos de combate ao fogo circundante para manter a integridade das pessoas e dos recipientes. O recipiente pode explodir se aquecido. Cilindros rompidos podem projetar-se violentamente.

Saúde: A exposição a uma atmosfera deficiente em oxigênio (menor que 19,5%) pode causar tonturas, sonolência, náusea, vômitos, excesso de salivação, diminuição da vivacidade, perda de consciência e morte. A exposição à atmosfera contendo de 8-10% ou menos oxigênio trará a inconsciência rapidamente sem alerta prévio, deixando os indivíduos incapazes de se ajudarem. O contato da pele com o nitrogênio líquido pode causar congelamento, resultando em queimaduras severas. As queimaduras são causadas pela temperatura extremamente baixa do líquido criogênico e não do resultado da ação química. A pele pode parecer avermelhada com a formação de feridas. Em casos que envolvam exposição prolongada ou severa, o tecido pode congelar e ter uma aparência oleosa ou amarelada.

Meio Ambiente: Não tóxico, dilui no ar atmosférico. O vapor do líquido é mais leve que o ar. Devido a sua baixa temperatura, o nitrogênio líquido, em suficiente quantidade, congela a água. Pode causar danos na vegetação por congelamento. Na temperatura ambiente, o nitrogênio é ligeiramente solúvel em água.

EM CASO DE ACIDENTE

Vazamento: Isole a área e afaste os curiosos. Evacuar a área afetada imediatamente. Aumentar a ventilação na área de liberação e monitorar o nível de oxigênio. Usar Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma. Para aumentar a taxa de vaporização, borrifar grande quantidade de água no vazamento. Se o vazamento for a partir do cilindro ou sua válvula, contatar a Air Products através do seu número de emergência. Não borrifar água diretamente no vazamento. Se o vazamento estiver no sistema do usuário, fechar a válvula do cilindro, liberar a pressão com cuidado antes de iniciar reparos.

Fogo: Agentes Extintores: o nitrogênio não é inflamável, não manterá a combustão. Usar um meio adequado de extinção para o incêndio ao redor. Caso seja possível sem risco, remova os cilindros da área do incêndio. Se possível, remover os cilindros de nitrogênio da área onde há fogo ou resfria-los com água. Equipamento de proteção respiratória pode ser necessário para a equipe de resgate. Bombeiros devem usar equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas de combate ao fogo.

Poluição: Não polui. O gás será dissipado rapidamente em áreas bem ventiladas.

Envolvimento de Pessoas: Inalação: Pessoas sofrendo com falta de oxigênio, devem ser removidas para o ar fresco. Caso a vítima não esteja respirando, administrar respiração artificial. Procurar ajuda médica imediatamente. PELE: Remover qualquer vestuário que possa restringir a circulação a área congelada. Não esfregar a área congelada, pois pode haver danos ao tecido. Tão logo seja possível, colocar a área afetada em banho-maria com uma temperatura não excedendo 40ºC (105ºF). Nunca usar aquecimento seco. Procurar um médico tão logo seja possível. Tecido congelado é indolor e parece oleoso com uma possível coloração amarelada. Torna-se inchado, dolorido e possível de infecção. Caso a parte congelada do corpo tenha sido prejudicada, cobrir a área com gaze e grande camada de proteção, aguardando uma ajuda médica. Em caso de exposição massiva, remover o vestuário enxaguando com água morna. Procurar assistência médica.

Informações ao Médico: O tratamento da superexposição é para o controle dos sintomas e das condições clínicas.

CARACTERÍSTICAS

Principais Aplicações: A uma temperatura de -196º o nitrogênio líquido é frio transportável, com as mais diversas aplicações em todos os segmentos industriais: rebarbação de peças de borracha; moagem de plásticos, borracha ou temperos; resfriamento do núcleo na fabricação de mangueiras;inserção de peças metálicas; congelamento de solos na construção civil; resfriamento na extrusão de perfis metálicos; remoção de tintas e vernizes; congelamento ou resfriamento de alimento

Principais Cuidados: Manter em local ventilado, não expôr ao calor e chamas; evitar choques mecânicos

Container: Capacidades variadas


Voltar