Mixandi

(11) 2954-2030

(11) 94506-0569

Facebook Google+

Gás Nitrogênio

Número de risco: 20
Número da ONU: 1066
Classe ou Subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: NA

Aspecto: Gás asfixiante, incolor, inodoro e insípido. Incompatibilidade química: Incompatível para os produtos da subclasse 4.1 ONU: 3221, 3222, 3231 e 3232 e subclasse 5.2 ONU: 3101, 3102, 3111 e 3112.

EPI: de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergência: Óculos de proteção, luvas de couro, avental e botas.
Em caso de emergência: Equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas contra incêndio. O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.

RISCOS

Fogo: Sob exposição a intenso calor ou chama, o cilindro liberará rapidamente e/ou romperá violentamente. A maioria dos cilindros é designada para liberar os conteúdos quando expostos a temperaturas elevadas. A pressão de um cilindro pode ser formada devido ao calor e pode romper se os equipamentos de alívio de pressão falhar ao funcionar

Saúde: Pode provocar asfixia através de diluição da concentração de oxigênio no ar abaixo dos níveis de sustentação da vida. A exposição a atmosferas deficientes de oxigênio pode provocar dor de cabeça, sonolência, tontura, náusea, vômito, excesso de salivação, perda da consciência e morte. O vapor não provoca efeitos colaterais.

Meio Ambiente: A atmosfera contém aproximadamente 78% de nitrogênio. Nenhum efeito colateral na ecologia é esperado. O nitrogênio não contém nenhuma substância química Classe I ou Classe II que agrida a camada de ozônio. O nitrogênio não está listado como um poluente marinho pela DOT (49 CFR 171). O vapor do gás é mais leve que o ar. Solubilidade em água: ligeiramente solúvel.

EM CASO DE ACIDENTE

Vazamento: Isole a área e afaste os curiosos. Evacuar da área afetada toda a equipe. Aumentar a ventilação na área de liberação e monitorar o nível de oxigênio. Usar equipamento de proteção apropriado (EPR). Se houver vazamento do cilindro, chamar a Air Products pelo número de emergência. Se o vazamento estiver no sistema do usuário, fechar a válvula do cilindro e liberar a pressão antes de tentativa de conserto.

Fogo: Meio de Extinção Apropriado: O nitrogênio não é inflamável e não manterá a combustão. Usar um meio adequado de extinção para o incêndio ao redor. Instruções Especiais para combate ao Fogo: o nitrogênio é um asfixiante simples. Se possível, remover os cilindros de nitrogênio da área de incêndio ou resfriar com água. Bombeiros devem usar equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas de combate ao fogo.

Poluição: Nitrogênio acontece naturalmente na atmosfera. O gás será dissipado rapidamente em áreas bem-ventiladas. Avisar a Defesa Civil, fone 199 – ligação gratuita.

Envolvimento de Pessoas: Remova a vítima para o ar fresco. Solicite assistência médica de emergência.
Se a vítima não estiver respirando, aplique respiração artificial. Se a respiração estiver difícil, administre oxigênio. Mantenha a vítima aquecida e imóvel.

Informações ao Médico: Não há antídoto específico. O tratamento deve ser dirigido para o controle dos sintomas e das condições clínicas.

CARACTERÍSTICAS

Cor do Cilindro: Cinza

Principais Aplicações: Indicado no processo de corte plasma e laser, tratamento térmico, processos de resfriamento, congelamento de alimentos, inertização principalmente na indústria eletrônica para fabricação de circuitos integrados, fibras óticas, limpeza de dutos, etc

Principais Setores: Caldeiraria, laboratórios, refrigeração, alimentação

Principais Cuidados: Manter em local ventilado, não expor ao calor; manter os cilindros bem fixados evitando sua queda

Cilindros: 05, 07, 15, 20, 30, 40 e 50 Lts


Voltar