Mixandi

(11) 2954-2030

(11) 94506-0569

Facebook Google+

Gás Argônio

Número de risco: 20
Número da ONU: 1006
Classe ou Subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: NA

Aspecto: Gás asfixiante, incolor, inodoro e insípido. Incompatibilidade química: Incompatível para os produtos da subclasse 4.1 ONU: 3221, 3222, 3231 e 3232 e subclasse 5.2 ONU: 3101, 3102, 3111 e 3112.

EPI: de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergência: Óculos de proteção, luvas de couro, avental e botas.
Em caso de emergência: Equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas contra incêndio. O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.

RISCOS

Fogo: Não pega fogo, pode ser usado como agente extintor. Pode causar uma sufocação rápida quando as concentrações são suficientes para reduzir os níveis de oxigênio abaixo de 19,5%. O recipiente pode explodir se entrar em contato direto com o fogo, em caso de ruptura, os fragmentos do cilindro se projetam violentamente, podendo ocasionar ferimentos graves ou óbito de pessoas que se encontrem em suas proximidades.

Saúde: Pode provocar asfixia através da diluição da concentração de oxigênio no ar abaixo dos níveis de sustentação da vida. A exposição a atmosferas deficientes de oxigênio pode provocar tontura, náusea, vômito, perda da consciência e morte. A morte poderá resultar de erro de julgamento, confusão mental ou perda da consciência que coíbe o processo de salvamento do próprio indivíduo. As concentrações baixas de oxigênio, a perda da consciência e morte poderá ocorrer em segundos sem alerta.

Meio Ambiente: Não tóxico, dilui no ar atmosférico. O vapor do gás é mais pesado que o ar.Solubilidade em água: ligeiramente solúvel.

EM CASO DE ACIDENTE

Vazamento: Isole a área e afaste os curiosos. Evacue o pessoal da área de risco. Ventile a área ou remova os cilindros para uma área bem ventilada. Feche o cilindro se não houver risco. Teste a área para ver se tem oxigênio suficiente antes de permitir o retorno do pessoal. Não permita a entrada do produto em bueiros, rede de esgotos ou áreas confinadas. Isole a área que o gás tenha se dispersado.

Fogo: Agentes extintores: Pó químico seco (PQS), gás carbônico (CO2), neblina de água ou espuma normal. Evacue a área de risco e de forma abrigada na maior distância possível inicie o resfriamento dos recipientes com jatos de água pulverizada, após resfria-los, remova-os para longe da área do fogo. Durante a utilização, arcos e faíscas podem ser fonte de ignição dos materiais combustíveis. Qualquer parte dos recipientes não deve entrar em contato com temperatura maior que 52ºC aproximadamente 125ºF, pois existe o risco de se romper ou explodir com o calor do fogo. Bombeiros devem usar equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas de combate ao fogo.

Poluição: Não polui, dispersivo no ar atmosférico. Avisar a Defesa Civil, fone 199 – ligação gratuita.

Envolvimento de Pessoas: Pessoas que estiverem eventualmente sofrendo de falta de oxigênio devem ser removidas a áreas com atmosfera normal. Poderá ser necessária a utilização de aparelhos de respiração por parte do pessoal do salvamento. Respiração mecânica ou oxigênio deverá ser administrado a vítima que não estiver respirando.

Informações ao Médico: Relatar que a vítima foi atingida por argônio a alta pressão. O tratamento deve ser dirigido para o controle dos sintomas e condições clínicas. Alguns gases tóxicos associados com processos de soldagem e correlatos podem causar edema pulmonar, asfixia e morte. Manter a vítima em observação até que os sintomas desapareçam.

CARACTERÍSTICAS

Cor do Cilindro: Marrom

Principais Aplicações: Indicado no processo de soldagem manual de alumínio, aço inóx, cobre; aplicado no processo TIG, MIG e Plasma; também usado como gás de proteção no processo de soldagem à laser

Principais Setores: Indústria caldeiraria, manutenção industrial, equipamentos industriais em geral

Principais Cuidados: Manter em local ventilado, não expor ao calor; manter os cilindros bem fixados evitando sua queda

Cilindros: 07, 15, 20, 40 e 50 lts


Voltar